www.vatican.va * Site do Vaticano,acesse

www.vatican.va * Site do Vaticano,acesse

sexta-feira, 12 de março de 2010

HISTÓRIA DA DEVOÇÃO À DIVINA MISERICÓRDIA


"A humanidade não encontrará paz, enquanto não se voltar com confiança para a Minha misericórdia"(Jesus à Santa Faustina)




A idéia da Misericórdia está bem enraizada na Bíblia. No Antigo Testamento existe um esquema de narração e interpretação de muitos fatos: Primeiramente o povo peca, vindo o castigo; depois se arrepende, aparecendo a misericórdia divina (cf. Jz 2,1-13).

O povo da antiga aliança caminhou entre a infidelidade, a penitência e a misericórdia de Deus. No Novo Testamento, a Vinda do Salvador, revela mais plenamente o Pai que é " Deus rico em Misericórdia" (Ef 2,4). Muitas são as passagens do evangelho que falam da Misericórdia. Podemos começar pelo cântico de Nossa Senhora lembrando que a Misericórdia se estende de geração em geração (Lc 1,50), o Sermão da Montanha - "Bem aventurados os Misericordiosos porque alcançarão misericórdia" (Mt 5,7). Parábolas como a do Filho Pródigo (Lc 15,11-32), do Bom Samaritano (Lc 10,23-35), do servo sem compaixão (Mt 18, 23-35), do Pastor que vai atrás da ovelha desgarrada (Lc 15,3-7).

Jesus nos deixou muitos exemplos de infinita bondade, para todos que encontrava em Seu caminho. Teve compaixão dos sofredores, todos os milagres operou, aconteceram por causa da miséria humana. Ele adotou uma medida certa no julgamento da mulher surpreendida em adultério: "vai e não peques mais" (Jo 8,3-11).

Finalmente no Gólgota é a expressão máxima do amor divino e o ponto culminante da revelação e atuação da Sua misericórdia: " Por suas chagas fomos curados". (Is 53,5) Só em nosso tempo está aumentando a fé na Misericórdia de Deus em forma de devoção.

Em 1931 Jesus apareceu a Santa Faustina e transmitiu-lhe o desejo de ser conhecido como Misericordioso. Uma das frases importantes para esta devoção é a afirmação do Senhor: "A humanidade não encontrará paz, enquanto não se voltar com confiança para a Minha misericórdia" (Diário, 300).

A mensagem aos poucos espalhou-se pelo mundo inteiro, contando com o grande apoio do Papa João Paulo II, que publicou a encíclica sobre A Divina Misericórdia (Dives in Misericórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário