www.vatican.va * Site do Vaticano,acesse

www.vatican.va * Site do Vaticano,acesse

sexta-feira, 12 de março de 2010

TRIPLICE FORMA DE PRATICAR A MISERICÓRDIA


A oração é uma grande arma que Deus colocou nas nossas mãos, para usarmos.

Vimos que Jesus nos indicou três maneiras de praticarmos obras de
misericórdia: a primeira a ação, a segunda a palavra e a terceira a oração.

Santa Faustina depois desenvolve este tema dizendo: "existe uma tríplice forma de praticar a misericórdia: a palavra misericordiosa - pelo perdão e pelo consolo; em segundo lugar - onde não é possível pela palavra, oração - e isso também é misericórdia; em terceiro - obras de misericórdia" (D. 1158).

Então a palavra que Jesus fala é a palavra misericordiosa, palavras que
levam consolo e perdão. A oração é uma grande arma que Deus colocou nas nossas mãos, para usarmos. Neste momento podemos e devemos dobrar os joelhos para rezar pela paz no mundo. Nós não podemos chegar ao Afeganistão, para aliviar o sofrimento dos nossos irmãos atingidos pela violência da guerra, mas podemos rezar por eles. E rezando, tocaremos o coração do nosso Deus e terá compaixão daquele povo trazendo-lhe a paz.

E, para aqueles que pensam que precisam ter dinheiro, para fazer obras de misericórdia, Jesus responde-lhes: para muitas almas que às vezes se preocupam por não possuírem bens materiais, para com elas praticar a misericórdia. No entanto, tem um mérito muito maior a misericórdia do espírito, que é acessível a todos. Se a alma não praticar a misericórdia de um ou outro modo, não alcançara a minha no dia do juízo" (D. 1317).

Nenhum comentário:

Postar um comentário