www.vatican.va * Site do Vaticano,acesse

www.vatican.va * Site do Vaticano,acesse

sexta-feira, 12 de março de 2010

QUEM ERA IRMÃ FAUSTINA ?


A irmã Faustina Kowalska nasceu na Polônia, em uma vila chamada de Glogowiec, perto Lodz, sendo a terceira de uma família de dez filhos. Aos vinte anos foi acolhida entre as irmãs da Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia, cujas irmãs se dedicavam à assistência de moças decaídas, ou em perigo de seguir o mau caminho. Teve uma grande progressão no caminho da perfeição, teve revelações místicas, particularmente em relação à Misericórdia Divina de Jesus, teve a missão de proclamar ao mundo a mensagem da Misericórdia, unida a novas formas de culto, quais sejam: Uma imagem, uma festa comemorativa e outras: essas, por outro lado, se referem à Doutrina do Evangelho e, particularmente, a conceitos e símbolos derivados do apostolo João. Veio a falecer em 05 de Outubro de 1938, com 33 anos, vítima de uma tuberculose múltipla, a qual a transformou numa vítima da Misericórdia Divina, fazendo com que, a mesma, se derramasse sobre a Igreja e que a humanidade contemplasse com maior fé a própria redenção.



COMO SURGIU A IMAGEM COM A INSCRIÇÃO:

“ JESUS EU CONFIO EM VÓS” ?



A missão da irmã Faustina iniciou-se em 22 de fevereiro de 1931, quando o misericordioso salvador lhe apareceu em característica visão. Ela viu Jesus vestido de uma túnica branca, tinha a mão direita levantada a fim de abençoar, enquanto a esquerda pousava no peito, onde a túnica levemente aberta, deixava sair dois grandes raios, um vermelho e outro pálido. A irmã fixou, em silêncio, o olhar surpreso no Senhor : Sua alma, de início espantada, sentia progressivamente vibrante felicidade. Disse-lhe Jesus:



“Pinta uma imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus Eu Confio em vós . Desejo que esta imagem seja venerada, primeiramente, na vossa capela e depois, no mundo inteiro. Prometo que a alma que venerar esta imagem, não perecerá. Prometo também, já aqui na terra, a vitória sobre todos os inimigos e, especialmente, na hora da morte. Eu mesmo a defenderei como Minha própria glória”.

(Diário nº 47 e 48)



Depois Jesus completa suas próprias explicações. Digna de atenção é esta:



“Ofereço aos homens um vaso, com o qual devem ir buscar graças na fonte da Misericórdia. O vaso é a imagem com a inscrição: Jesus, eu confio em vós”.

(Diário nº 327)



A pedido do seu diretor espiritual, irmã Faustina perguntou ao Senhor qual era o significado dos raios que tanto se destacavam na imagem, Jesus respondeu:



“Os dois raios representavam o Sangue e a água, o raio pálido significa a água que justifica as almas, o raio vermelho significa o Sangue que é a vida das almas. Ambos os raios jorraram das entranhas da Minha Misericórdia, quando na cruz, o meu coração foi aberto pela lança”. (Diário nº 742)

EM QUE CONSISTE A VISITA DE JESUS MISERICORDIOSO ?



A imagem de Jesus Misericordioso deve desempenhar na Devoção um duplo papel:



1º Não é a imagem que dá as graças, ela é, para Nosso Senhor, o instrumento pelo qual se distribui as graças. O gesto da visita do Ícone da Misericórdia, consiste em colocar a imagem (ÍCONE) em um lugar de honra da casa, para recordar sua presença permanente naquele lugar;



2º A imagem é, por expressa vontade de Jesus, o sinal que deve lembrar a exigência de Cristo de praticar a Misericórdia, visto que, esse papel da imagem infelizmente é esquecido, e a simples veneração da imagem sem atos de Misericórdia não é a devoção que Cristo desejava.



Decorre uma conclusão prática, evidente e muito importante, Jesus espera e exige que a oração confiante à Misericórdia Divina diante dessa imagem esteja ligada com um exame de consciência sobre como cumprimos as exigências de Cristo de realizar um ato de Misericórdia por dia.



O QUE É O TERÇO DA MISERICÓRDIA DIVINA ?



Em 13 de setembro de 1935, irmã Faustina escreveu: “... vi o anjo executor da ira de Deus... quando vi esse sinal da ira de Deus, que deveria atingir a terra... comecei a pedir ao anjo que se detivesse, por alguns momentos, pois o mundo faria penitência”. As sua orações se revelaram de início impotentes. Então a serva de Deus, diante da imprevista manifestação da Santíssima Trindade, começou a implorar com profundo recolhimento a Deus em favor do mundo. A oração correspondia às palavras que vinham sugeridas interiormente:



Eterno Pai, eu vos ofereço o Corpo e o Sangue, Alma e Divindade de Vosso Diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos pecados do mundo inteiro; pela Sua dolorosa paixão tende Misericórdia de nós” (Diário nº 475)



Enquanto a irmão seguia repetindo a oração que foi misteriosamente inspirada, O anjo se revelava impotente para executar o castigo para o qual fora designado.

No dia seguinte, ao entrar na capela, a irmã Faustina recebeu instruções de uma voz interior que lhe pedia para repetir a oração que ouvira no dia anterior, cada vez que se dirigisse ao Santíssimo Sacramento. Isso explica o conteúdo tão relevantemente Eucarístico daquela invocação.



O TERÇO DA DIVINA MISERICÓRDIA



Finalmente, irmã Faustina teve uma nova inspiração referente à oração acima. Foi-lhe dito para rezar as mesmas palavras em forma de terço, as quais vão repetidas nas contas do nosso terço.

A grandeza das promessas nos surpreende. Este terço possui um estilo extremamente simples e original; refere-se unicamente à pessoa do salvador e à sua paixão. A sua eficácia está evidentemente no fato de que nos dirijamos a Deus em nome da nossa redenção. Escreve São Paulo: “Quem não poupou o seu próprio filho, e o entregou por todos nós, como não nos haverá de agraciar em tudo junto com ele?”(Romanos 8,32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário